quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família da UFPE realizam paralisação.

Recife, 04/02/2011.



Assunto: Paralisação das atividades dos Residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família - UFPE 2010.1

Os residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família da UFPE (Turma 2010.1), segundo deliberação ocorrida em Reunião Interna em 02 de fevereiro p.p., vêm, por meio desta, comunicar a paralisação das atividades previstas no cronograma, a partir de 04/02/2011, pelos motivos que passa a expor:
Nosso programa é financiado pelo Ministério da Saúde por meio do edital 24/2007, no qual tutores e preceptores também são contemplados com bolsas, que vêm sendo pagas desde março de 2010. Contudo, parte dos recursos (R$ 190.000,00) previstos no orçamento foi realocado na FADE-UFPE por questões de gestão do convênio (prazos, inicio da execução etc.). Estes recursos são o que garantem a sustentabilidade integral do Programa em termos de pagamento das bolsas.
Recentemente, tivemos conhecimento de que a coordenação estava encontrando sérios entraves para recuperar esse dinheiro, colocando em xeque o pagamento das bolsas até fevereiro de 2012. Acrescentamos que desde o inicio do Programa, há um ano, todos têm conhecimento da situação, mas até o final de 2010 nenhuma ação concreta havia sido empreendida no sentido de resolver a problemática.

Agora, no retorno das férias em fevereiro, fomos informados que ainda não há garantias de que o recurso será utilizado conforme o programado.

Além disso, sabemos que, em função do movimento grevista dos médicos residentes, houve reajuste no valor das bolsas, o qual já foi implantado para os demais residentes do estado, inclusive a segunda turma deste mesmo Programa. Saliente-se que desde novembro de 2010 a coordenação do Programa vem sendo informada sobre as negociações e conquistas do movimento das residências médicas.
Por esses motivos, decidimos em 02 de fevereiro p.p, e comunicamos à coordenação, tutores e preceptores em 04 de fevereiro p.p, que as atividades acadêmicas e de campo ficarão suspensas até que tenhamos soluções viáveis para as questões acima expostas.
Esperamos retomar as atividades já pactuadas nas USF com a maior brevidade possível, e nos colocamos à disposição para o que se fizer necessário.
Atenciosamente,
Ivo Aurélio Lima Júnior

Representante de Turma, em nome dos abaixo listados:
Adriana Jucá

Aline Andrade

Aline Lira

Ana Roberta Oliveira

Charlene Pereira

Cláudia Morais

Daniela Carneiro

Evandro Costa

Fabiana Bello

Hercília Nascimento

Luana Padilha

Manuela Pernambuco

Náiade Costa

Silvania Cavalcanti

Tânia Macedo

Windson Motta



O FÓRUM NACIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE APOIA OS COMPANHEIROS PERNAMBUCANOS.

Um comentário:

  1. O apoio do Fórum é de fundamental importância para todos nós, ao conferir este espaço de visibilidade e legitimidade. Em nome da Turma, agradeço. Ana Oliveira

    ResponderExcluir