terça-feira, 17 de maio de 2011

CONVOCATÓRIA PARA A XII REUNIÃO DO FNRS – Uberaba/MG

A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG e o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) vêm, por meio desta, convocar todos os residentes em saúde do Brasil para a XII Reunião Nacional do FNRS, a realizar-se de 23 a 25 de junho de 2011, na cidade de Uberaba/MG.

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) iniciou suas atividades em março/2010, sendo composto por três áreas de concentração: Saúde da Criança e Adolescente, Saúde do Adulto e Saúde do Idoso. Cada área de concentração abrange seis profissionais: 1 Assistente Social, 1 Enfermeira, 1 Fisioterapeuta, 1 nutricionista, 1 Psicóloga e 1 Terapeuta Ocupacional.


No primeiro ano de atividade da RIMS os atendimentos acontecem no Hospital de Clínicas – UFTM, com foco na Clínica Médica, Onco-hematologia, Endocrinologia, Pediatria e Pronto Socorro Infantil. Já os atendimentos ambulatoriais concentraram-se no Ambulatório de Pediatria, Central de Quimioterapia, Ambulatório de Geriatria e Ambulatório RIMS - Saúde do Adulto/Saúde do Idoso. O segundo ano de atividades é realizado na rede de atenção primária em saúde com parceria com Prefeitura Municipal de Uberaba.


A justificativa para realização da XII Reunião do Fórum Nacional de Residentes em Saúde - "Perspectivas, valores e caminhos das Residências em Saúde no Brasil" contempla a necessidade de continuidade de articulação nacional entre residentes em saúde, pensando coletivamente essa modalidade de formação, e tentar contemplar diferentes olhares na construção da discussão que passa necessariamente pela defesa dos princípios do SUS. Somando-se a isto, entende-se que o município de Uberaba, situado estrategicamente, possibilitará o comparecimento de um número expressivo de residentes dos vários programas de residências circunscritos neste raio de abrangência.


Uberaba - MG é conhecida como a Capital Mundial do Zebu, sendo sede da maior feira de pecuária, tecnologia e genética zebuína do mundo, a Expozebu. Cerca de 2100 municípios encontram-se num raio de 500 quilômetros em torno de Uberaba e, juntos, detém mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Tem localização privilegiada, estando a 409 km de Goiânia, 486 km de Brasília, 494 km de Belo Horizonte e 490 km de São Paulo. É, ainda, pólo regional de atendimento à saúde, contando com uma rede de hospitais, clínicas e laboratórios.


Compondo este cenário, está a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), fundada em 1953 e que, em 1954, conseguiu autorização para o funcionamento do curso de Medicina. Atualmente oferece 23 cursos de graduação: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Licenciatura em Letras Português /Espanhol, Letras Português/Inglês, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Serviço Social. A UFTM possui ensino de nível técnico profissionalizante, O CEFORES - Centro de Formação Especial em Saúde, que oferece cursos técnicos em Enfermagem, Nutrição e Dietética, Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde, Patologia Clínica, Farmácia e Saúde Bucal.


A XII Reunião do FNRS objetiva constituir cenários e contextos para a socialização de experiências, proporcionar discussão de temas comuns a todos os programas de residências do Brasil e propiciar o acolhimento de novos residentes.


VENHAM TODOS PARA ESTA CONSTRUÇÃO COLETIVA!


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Inscrição: De 20 de maio a 15 de junho de 2011, com o preenchimento do "Formulário de Inscrição" (disponível em: forumresidentes.blogspot.com, fnrs@yahoogrupos.com.br e www.uftm.edu.br). Após o preenchimento, o mesmo deverá ser enviado para o e-mail: euna12reuniaodofnrs@hotmail.com.


Mostra de Experiências: Espaço destinado à troca de experiências vivenciadas pelos residentes. Os trabalhos deverão ser enviados por meio do endereço eletrônico: euna12reuniaodofnrs@hotmail.com, de 20 de maio a 5 de junho de 2011. Não haverá avaliação por comissão científica e não necessariamente precisa ser um trabalho inédito, sendo que a idéia é a troca das nossas vivências na residência e compartilhar o que estamos produzindo. A forma de apresentação do trabalho é de livre escolha do participante. Haverá certificação.

Divulgação dos resumos que serão apresentados: 10 de junho de 2011.


Credenciamento: Das 8h às 9h do dia 23 de junho de 2011, no Anfiteatro B do CEA da UFTM.


Taxa de inscrição: Como o FNRS não dispõe de reservas financeiras para tal finalidade, haverá uma taxa destinada ao custeio das despesas com alimentação durante o evento. Devido a isso, será cobrada uma taxa no valor de R$80,00, de acordo com o orçamento realizado. A comissão local está em busca de patrocínio para custear parte das despesas. Seu pagamento será efetuado por depósito bancário em conta poupança de número 1000761-5 agência 3156-9, banco Bradesco em nome de Rodrigo Jorge Salles. Após efetuar o depósito enviar o número de comprovante para o endereço de e-mail: euna12reuniaodofnrs@hotmail.com.

Transporte:  Acessos a Uberaba


- Tem localização privilegiada, situa-se a 409 km de Goiânia, 486 km de Brasília, 494 km de Belo Horizonte e 490 km de São Paulo.
- Conta com um aeroporto com as companhias aéreas Azul e Pantanal (tem ótimas promoções).
- Possui malha rodoviária abrangente. Mais informações no site: http://www.rodoviariauberaba.com.br/


Alojamento:

Será em uma escola de educação infantil próxima à universidade, mantida por uma ONG de assistência à saúde. Contempla 6 salas de aula amplas, 1 brinquedoteca, biblioteca, 2 pátios, refeitório para 120 pessoas, 10 banheiros, todos com chuveiro. Cada participante ficará responsável por trazer seus objetos de uso pessoal (colchão, etc). O alojamento estará disponível a partir das 19 horas do dia 22 de junho até as 12 horas do dia 25 de junho de 2011.



Alimentação: As refeições (café da manhã, cofee break, almoço e jantar) para os três dias do evento (23, 24 e 25 de junho).


CONTATOS

- euna12reuniaodofnrs@hotmail.com


- Comissão Gestora
Viviane de Almeida Côbo
email: viviane.cobo@hotmail.com
cel.: (34) 91456175 (Tim)


- Comissão Científica
Wanderlei Abadio de Oliveira
email: wanderleio@hotmail.com
cel.: (34) 91972274 (Tim)
- Comissão de Alimentação e Artístico Cultural
Daniela Dolores de Almeida
email: danidolores@hotmail.com
cel.: (34) 88586340 (Vivo)


- Comissão de Logística de Materiais e Transporte
Carla Maria Silvano
email: cm.silvamo@bol.com.br
cel.: (34) 91430575 (Tim)


- Comissão de Sistematização e Finanças
Rodrigo Jorge Salles
email: rodrigojsalles@hotmail.com
cel.: (34) 9968-0648 (Tim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário