quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CONVOCATÓRIA PARA A XIII REUNIÃO DO FNRS - Rio de Janeiro/RJ

O Coletivo Rio de Residentes, que compõe o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), vem, por meio desta, convocar todos os residentes em saúde do Brasil para a XIII Reunião Nacional do FNRS a ser realizado dos dias 12 a 15 de novembro de 2011, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A realização da XIII Reunião do Fórum Nacional de Residentes em Saúde visa dar continuidade a articulação nacional dos residentes em saúde a fim de pensar coletivamente nessa modalidade de educação continuada, seu desenvolvimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, contemplar diferentes olhares no processo de construção e defesa dos princípios do SUS.

A escolha da sede justifica-se por toda a trajetória histórica e recente que a cidade e seus atores políticos possuem no que se refere à saúde. O Rio de Janeiro teve sua primeira turma de residentes multiprofissionais em 1985, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ). Atualmente, o Estado conta com variados programas de Residência Multiprofissional em Saúde, ligados ou não a Instituições de Ensino Superior (IES), atuando desde as áreas da Atenção Básica à Saúde até as de Unidade Hospitalar de alta complexidade, sendo composta por profissionais de diversas áreas: Biologia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

No contexto das lutas pela saúde pública brasileira e dos programas de residência, o Rio de Janeiro representa “o olho do furacão”. É nesse cenário de disputas políticas e ideológicas que o Coletivo Rio de residentes encontra-se presente tanto no âmbito macro como micropolítico da saúde, aproximando-se de outros movimentos sociais. Trata-se de residentes atuantes dentro das Conferências distritais e municipal de saúde, do Fórum de Saúde contra a Privatização do SUS e dos espaços compostos pela Comissão de Residências Multiprofissionais (COREMU) em inúmeras instituições. Isso nos habilita no processo de construção da próxima reunião do FNRS para promover o fortalecimento nacional dos residentes.

Portanto, a XIII Reunião do FNRS objetiva garantir a unidade dos residentes em saúde enquanto movimento social articulado, socializando experiências, proporcionando acolhimento de novos residentes e ampliando a discussão de assuntos referentes a saúde e a á sociedade brasileira a fim de darmos continuidade as nossas lutas e ideais.

VENHAM TODOS PARA ESTA CONSTRUÇÃO COLETIVA!





FORMAÇÕES IMPORTANTES



INSCRIÇÃO:

De 15 de outubro a 09 de novembro de 2011, com o preenchimento do "Formulário de Inscrição" (disponível em breve em: forumderesidentesrio.blogspot.com, forumresidentes.blogspot.com, fnrs@yahoogrupos.com.br). Após o preenchimento, o mesmo deverá ser enviado para o e-mail: xiiireuniaofnrs@hotmail.com.



MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS:

Espaço destinado à troca de experiências vivenciadas pelos residentes.

Os trabalhos deverão ser enviados por meio do endereço eletrônico: xiiireuniaofnrs@gmail.com, de 15 de outubro a 05 de novembro de 2011. Não necessariamente precisa ser um trabalho inédito, sendo a idéia central realizar troca de vivências na residência e compartilhar o que está sendo produzido. A forma de apresentação do trabalho é de livre escolha do participante. A forma de apresentação deve ser especificada para que possamos providenciar o aparato tecnológico.
Haverá certificação para participação do evento.

CREDENCIAMENTO:

Das 8:00h às 9:30h do dia 12 de novembro de 2011, no local do evento.


TAXA DE INSCRIÇÃO:

Como o FNRS não dispõe de reservas financeiras para tal finalidade, haverá uma taxa destinada ao custeio das despesas com alimentação durante o evento. Estamos terminando o levantamento do custo da inscrição e, em breve, será disponibilizado o valor da taxa de acordo com o orçamento realizado. A comissão local também está em busca de patrocínio para custear parte das despesas.

Após realizar o pagamento por depósito bancário, enviar o número do comprovante com a ficha de inscrição para o endereço de e-mail: xiiireuniaofnrs@hotmail.com



TRANSPORTE:

ACESSOS AO RIO DE JANEIRO

- O município tem localização privilegiada no litoral brasileiro, situa-se a 400 km de São Paulo, pólo de residência mais próximo, porém dispõe de fácil acesso a transporte de chegada e saída da cidade.

- Conta com dois aeroportos, um de vôos domésticos (Santos Dumont) e outro internacional (Tom Jobim) com a grande maioria das companhias aéreas do país e do mundo.

- Possui malha rodoviária abrangente. Mais informações no site: http://rodoviaria-novorio.webs.com/

- Para se locomover pela cidade consulte nossas linhas de ônibus ou metrô:

Ônibus: http://www.rioonibus.com/index.asp-vá até o link “Guia de itinerários;

Metrô: http://www.metrorio.com.br/


ALOJAMENTO:

Será em na escola de enfermagem da universidade (UniRio). A infra-estrutura do local conta com um salão grande, do tipo tatame, banheiros para homem e mulheres (separado), as mulheres com direito a espelho! E todos com direito a banho frio. Cada participante ficará responsável por trazer seus objetos de uso pessoal (colchão, etc). O alojamento estará disponível a partir das 19 horas do dia 11 de novembro até as 22 horas do dia 15 de novembro de 2011.


ALIMENTAÇÃO:

As refeições (café da manhã, coffee-break, almoço e jantar) para os quatro dias do evento (12, 13, 14 e 15 de novembro) serão realizadas no local.


CONTATOS:

Organização geral - xiiireuniaofnrs@hotmail.com

- Comissão Infra-estrutura

Monique Padilha (ENSP)

email: nickpadilha@msn.com

cel.: (21) 83536346 (Tim)


- Comissão Científica

Anne Caroline (Saúde Mental – Prefeitura/RJ)

email: ncarol_santos@gmail.com

cel.: (21) 97008394 (Tim)


- Comissão Cultural-Artística

Eduardo Toste

email: edutoste@hotmail.com

cel.: (21) 80945249 (TIM)

- Comissão de Divulgação

Vinicius (UFRJ), Renata (INCA)

email: vporto_ufrj@yahoo.com.br (Vinicius)

renatafonseca_seso@yahoo.com.br (Renata)

cel.: (21) 83037729 (Tim - Vinicius)

(21) 91203911 (Claro – Renata)


- Comissão de Sistematização e Finanças

Mônica (IESC), Vinicius (UFRJ)

email: palasate@yahoo.com.br (Monica)

vporto_ufrj@yahoo.com.br (Vinicius)

cel.: (21) 79217558 (Mônica)

(21) 83037729 (Vinicius)

Nenhum comentário:

Postar um comentário